quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cavalo Marinho Boi de Prata vem para a Aldeia Sesc

O Cavalo Marinho Boi de Prata estará fazendo apresentação especial no Festival Aldeia Sesc 2009, às 19 horas da próxima terça-feira, dia 20, na Área de Lazer do Sesc Centro João Pessoa. O Boi de Prata trará para apresentar ao público pessoense um espetáculo que destaca figuras do folguedo Cavalo Marinho, através do desempenho de 22 jovens artistas que militam na cultura popular da região fronteiriça entre os estados de Pernambuco e Paraiba, onde fica a sede do grupo> em Pedras de Fogo-PB.
"Representar personagens desse traço fundamental da cultura do povo que resiste na região da Zona da Mata tem sido encarado com um legado que esses jovens pesquisadores e artistas dedicados pegaram de pessoas influentes como o mestre João", destaca Michele Brito,testemunha do projeto que define como "um compromisso que vem sendo repassado de pai para filho".
O cavalo Marinho Boi de Prata já participou de Festivais Nacionais de Arte promovidos em Minas Geraes, nas cidades de Ouro Preto e Mariana, bem como nas capitais nodestinas de Recife-PE e Natal-RN. As apresentações, incluindo a que acontecerá em João Pessoa resulta de um projeto de revitalização do folguedo, partindo de um trabalho de base desenvolvido pelo mestre João, através do qual os 22 artistas jovens aprenderam a tocar o instrumento principal do banco:a rebeca.
E assim ocorreu também em relação ao aprendizado das danças, loas e toadas.Todo repertório, vale registrar, baseado no original brincado até os dias de hoje pelo mestre João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário