quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Espetáculo pernambucano “Caetana” mobiliza abertura do Aldeia SESC


Considerado pela crítica pernambucana como um dos melhores espetáculos dos últimos dez anos, “Caetana” com mais de 55 mil expectadores e cerca de 150 apresentações vem a João Pessoa integrar a programação do Festival Aldeia da Cena Comunitária. O espetáculo de Moncho Rodriguez, com atuação de Lívia Falcão e Fabiana Pirro e roteiro de Weydson Barros Leal e próprio Moncho Rodriguez será encenado na segunda-feira (19), às 21h50, na Arena montada na Área de Lazer do SESC Centro, com entrada franca para o público em geral.

Antes da peça “Caetana” ocorrem as apresentações do projeto Leituras Encenadas, às 18hs, com texto “Rogério” de Orris Soares e direção de Jerônimo Vieira; às 19hs, sobe ao palco do Festival a “Orquestra de Violões”, sob a regência do maestro Cyran Costa; às 20hs, entra em cena “Sonho de Voar” (na Área de Lazer) com direção de Eleonora Montenegro; às 20h30, é a vez da irreverência do “Romance do Conquistador” (no Palco), texto de Lurdes Ramalho e encenação do Grupo Cia. Paraibana de Comédia; às 21h30, entra na Aldeia SESC a alegria do “Circo Arlequim”, com direção de Diocélio Barbosa da Trupe Arlequin.

Celebração, Encantamento e Diversão em “Caetana”

“Caetana” é um espetáculo experimental do Grupo Das Duas Companhias (PE) que se renova a cada encontro com o espectador, que fala nas imagens, nas palavras, nos sons e no imaginário, a linguagem poética do humano, o Nordeste renovado na cena. Tomando como base a pesquisa desenvolvida pelo diretor Moncho Rodriguez na procura de novas linguagens para um teatro de identidade nordestina “realizamos uma montagem teatral experimental, utilizando o tema da moça Caetana, poética forma de denominar a morte, inspiração armorialista utilizada pelo dramaturgo Ariano Suassuna em suas obras e poemas”.

Na peça, Lívia Falcão “encarna” Benta, uma rezadeira que, depois de indicar o caminho do além para várias almas perdidas, se vê diante de seu próprio encontro com a Caetana, a morte, interpretada por Fabiana Pirro. Chegando ao Reino do Invisível, Benta reencontra as almas anteriormente encomendadas por ela que aparecem em forma de bonecos.

Apontando os antagonismos da vida expresso no espetáculo, o diretor relata “Eros e Tanatos, o circo e a morte, os desafios do amor e da vida, as diferentes formas de aparições de Caetana que, mesmo sendo parte da tradição se mantém viva no cotidiano do homem moderno, relembrando que há mistérios sem tempo que se vão manter para sempre na alma humana, como marca, como destino, então, o melhor é transformar tudo isso num belo espetáculo onde possamos nos divertir com nossas próprias assombrações”.

“Caetana” estreou dia 17 de julho de 2004, em Garanhuns/PE. Em quatro anos, a peça fez mais de 150 apresentações, passou por 10 Estados Brasileiros, em 2005 viajou para Europa, em 40 dias de turnê por Portugal e Bélgica, e foi vista por aproximadamente 55 mil pessoas.

Em 2005, a peça recebeu seis, entre os dez prêmios do Janeiro de Grandes Espetáculos, em Recife: melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor produção, melhor figurino, melhor maquiagem, e prêmio especial de dramaturgia. No ano seguinte, recebeu três indicações ao Prêmio Shell (o mais importante de teatro no Brasil): Melhor Texto (Moncho Rodriguez e Weydson Barros Leal), Melhor Trilha (Narciso Fernandes) e Melhor Atriz (Lívia Falcão).

O grupo Duas Companhias, surgiu em dezembro de 2003, iniciando com duas atrizes pernambucanas, Lívia Falcão e Fabiana Pirro, que tinham vontade de falar do seu lugar de origem, investigar sua cultura, mergulhar nas suas raízes. Sob a coordenação do encenador e dramaturgo Moncho Rodriguez , em 2004, elas realizaram o primeiro trabalho da Companhia , a montagem de “Caetana”, espetáculo que permanece em cartaz até hoje e que fez história na cena teatral pernambucana e brasileira. Em 2008, a Companhia montou “A Árvore de Julia”, com a direção de Lívia Falcão, mantendo o compromisso com a qualidade e o experimentalismo.

Aldeia SESC 2009

O Festival que pretende mobilizar as áreas de teatro, música, cinema-vídeo, dança, literatura, artes plásticas e folguedos populares será aberto na próxima segunda-feira (19) contando com dinâmica programação. O Festival Aldeia SESC 2009 ocorrerá entre os dias 19 e 23, nos três turnos, na Área de Lazer do SESC Centro João Pessoa, com entrada gratuita para as apresentações artísticas durante os cinco dias, já as inscrições para os interessados em participar das oficinas custará apenas dois quilos de alimentos não perecíveis.

Nesta edição o Festival homenageará Florismar Gomes, professor de Artes da UFPB e a atriz e diretora Marcélia Cartaxo. Paralelamente as apresentações dos espetáculos o evento contará ainda com oficinas nas áreas de teatro para idosos, clowns (palhaços), máscaras teatrais, interpretação cinematográfica e dança contemporânea. Além disso, também integra o Aldeia SESC a Série Depoimentos com participação de Roberto Cartaxo, diretor teatral, Florismar Gomes, bonequeiro e arte-educador, Helena Holanda, coreógrafa, Lívia Marques, artista plástica e professora da UFPB e Tarcisio Pereira, diretor teatral; Também compõe o evento a Exposição da terceira etapa do projeto Parede Poética, cuja mostra reuni 19 nomes da poesia paraibana; Debates em Cena com participação de artistas e especialistas,

Ressaltando a importância do Aldeia SESC, Chico Noronha, coordenador cultural da entidade, destaca que “é o nosso encontro anual de artistas, produtores, pensadores, platéias diferentes, amigos e conhecidos da militância artística, trabalhadores que resistem num mesmo lugar, e outros que estão chegando à Aldeia neste momento. Este ano, alguns exemplos dos seres talentosos que integram os elencos dos espetáculos são Rito de Passagem ( Amazonas), Caetana, Baque Virado e Cavalo Marinho Boi de Prata ( Pernambuco)”.

A programação na íntegra encontra-se no endereço eletrônico www.aldeiasesc.blogspot.com.

A Área de Lazer do SESC Centro, que fica situado na Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro de João Pessoa. Telefone (83)32083128.

Nenhum comentário:

Postar um comentário