quinta-feira, 22 de outubro de 2009

“Hamlet” e “Piaf” serão encenados nesta quinta-feira (22) na Aldeia Sesc

Umas das tragédias mais encenadas de todos tempos na história do teatro mundial estará no palco do Festival Aldeia Sesc, seguido pela dramática e melódica peça que revela trajetória de uma das cantoras que marcou época na música francesa. “Hamlet” e o espetáculo “Piaf – O Pequeno Pardal” serão as atrações da noite da quinta-feira (22), na Área de Lazer do Sesc Centro, com entrada gratuita para o público em geral.

A quinta-feira na Aldeia Sesc inicia, às 18h00, com projeto Leituras Encenadas (Mini-auditório) com texto “Os Gracos” de W.J. Solha e direção de Joálisson Cunha; às 19h00, “Hamlet” (Arena) texto William Shakespear grupo de Teatro da UFPB, sob orientação de Paula Coelho; às 20h30, “Piaf – O pequeno Pardal” (Arena) com direção e atuação de Romildo Rodrigues do grupo Cara Dupla Cia de Teatro; às 21h00, sobe ao palco Arte das Ruas “Tributos” Cia de dança da PB com direção de Josivan Silva e “Lampejos” com grupo de Improvisação Harmônica – IMPHAR, seguido de “É chegada a hora” da Cia. Última Dança, direção Elton Lisboa; às 19h30, “O dia em que a morte bateu das botas” (Palco) texto Saulo Queiroz, com produção do grupo Cia. Oxente, sob a direção de Edilson Alves.

“Hamlet” em cena

Neste dia entra em cena a conhecida tragédia escrita por William Shakespeare “Hamlet” proposta que é desenvolvida a partir de partituras corporais, que fazem parte do teatro contemporâneo, onde criam-se várias seqüências de movimentos de corpo. Essa foi a forma de criação embasada nos estudos para montagem de “Hamlet”. O texto trabalhado entre os alunos de teatro que escolheram dois monólogos do personagem Hamlet e da personagem Ofélia. Esses monólogos foram trabalhados individualmente, com músicas e com a partitura corporal. Integram o elenco os atores: Samyr Ratghe, Everton Barbosa, Nilton Santos, Pollyana Barros, Vitor Luiz, Marina Pessoa, Clara Talha, Vanessa Lopes, Cecília Lauritzen, Suellen Brito, Ana Raquel Apolinário, Heráclito Cardoso e Berttony Nino.

“Hamlet” é uma tragédia de autoria de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601. A peça, passada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai Hamlet, o rei, executando seu tio Cláudio, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a mãe de Hamlet. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e exploram temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.

Pequeno Pardal

Considerado como um dos fenômenos da música francesa diante das atrocidades da Segunda Guerra Mundial, “Piaf – Pequeno Pardal” será encenada com assinatura, adaptação e atuação de Romildo Rodrigues no palco do Aldeia Sesc, nesta quinta-feira (22). Estigmatizada como Boêmia, vítima de privações na infância, vício da morfina e o hábito do álcool, formaram uma combinação perigosa que pôs um fim precoce à vida da cantora Édith Piaf, falecida aos 47 anos de idade. Adoecida, retirara-se de Paris, de um apartamento que ocupava há muitos anos, para ir morrer perto de Grasse, no dia 10 de outubro de 1963.

Com ela a França perdeu a maior das suas intérpretes que se tem registro. Cantora e compositora imortal, suas letras retrataram, em tom de drama ou de alegre sátira, boa parte da história social e amorosa dos parisienses do século XX, levando sua voz peculiar, inconfundível, tornada universal, para todas as partes do mundo, como símbolo do renascimento francês depois da desastrosa experiência da IIª Guerra Mundial. O Festival Aldeia SESC 2009 ocorre entre os dias 19 e 23, nos três turnos, na Área de Lazer do SESC Centro João Pessoa, com entrada gratuita para as apresentações artísticas durante os cinco dias. A programação na íntegra encontra-se no endereço eletrônico www.aldeiasesc.blogspot.com. O Festival pretende mobilizar as áreas de teatro, música, cinema-vídeo, dança, literatura, artes plásticas e folguedos populares.

A Área de Lazer do SESC Centro, que fica situado na Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro de João Pessoa. Telefone (83)32083128.

Um comentário:

  1. Piaf sem dúvidas foi uma das coisas que eu e minha filha adorou no sesc gostaria de saber se entra em cartaz o espetáculo? o sesc cresce a cada ano.

    ResponderExcluir