domingo, 11 de outubro de 2009

Caetana abre festival Aldeia Sesc de João Pessoa

Atriz de "Lísbela e o Prisioneiro" apresenta encenação de Moncho Rodriguez para a platéia pessoense


A atriz global Lívia Falcão estará em João Pessoa no dia 19 deste mes, às 21 h30 , para apresentar ao lado de Fabiana Pirro a peça Caetana, o espetáculo teatral que tem como base a pesquisa desenvolvida pelo encenador Moncho Rodriguez, que é bastante conhecido no meio cultural paraibano, onde atuou no início dos anos 90. Moncho fez uma montagem teatral experimental, usando o tema da moça Caetana, considerada como uma poética maneira de denominar a morte, numa inspiração armorialista do dramaturgo Ariano Suassuna.

A apresentação acontecerá na arena montada na Área de Lazer do Sesc Centro de João Pessoa, com entrada franqueada ao público interessado.De acordo com a produção, Caetana é a peça pernambucanade maior êxito nos últimos dez anos, pois alcança mais de 150 apresentações diante de mais de 55 mil espectadores.

Na peça Lívia Falcão interpreta Benta, uma rezadeira que após indicar o caminhop do além para diversas almas perdidas, se encontra diante de seu próprio encontro com a Caetana, a morte, que é "encarnada" por Fabiana Pirro.Chegando ao reino invísivel, Benta reencontra almas anteriormente encomendas por ela que aparecem em forma de bonecos.

O Nordeste renovado em cena, assim o diretor Moncho Rodriguez constuma definir sua montagem,apresentada a diferentes pláteias:" trata-se de um espetáculo que renova-se a cada encontro com o espectador, que fala nas imagens, nas palavras, sons e no imaginário,a linguagem poética do humano".

A cenografia criada por Moncho estabelece a autonomia de mobilidade, levando a cena completa para qualquer lugar onde o espetáculo possa ser apresentado:" estruturamos uma máquina teatral circense, através de uma escultura férrea desmontável e de fácil transporte. Assim resgatamos a praticidade dos antigos comediantes mambembes, que percorriam cidades e feiras levando seu teatro de encantamento a todos os lugares" esclarece Fabiana Pirro.

Fabiana está desde 1999 diretamente ligada à cena teatral de Pernambuco,onde dirige ao lado de Lívia Falcão a "Das Duas Companhias", sediada em Recife. Além do teatro, ela tem em sua carreira artística as participações em filmes como "O Cinema Aspirinas e Urubus", dirigido por Marcelo Gomes, e "chega de Cangaço", de Marcos Hanois, e atuações nos clips do cantor Otto " Distraída para a Morte" e da banda Mestre Ambrósio " Coqueiros", ambos dirigidos por Lírio Ferreira

Já sua parceira Lívia Falcão inclui eum sua carreira profissional as novelas globais Belíssima, de Sílvio de Abreu, e Eterna Magia, de Elizabeth Jhin.Participou da peça " Lisbela e o prisioneiro", dirigida por Guel Arraes, quem como dos longas metragens kuarup, de Ruy Guerra, "Onde Anda Você?", de Sérgio Resende, "O Diabo a Quatro", de Alice de Andrade,e também de "Lisbela e o Prisioneiro", que Guell Arraes fez para o cinema.

O Sesc Centro João Pessoa fica localizado à Rua Des. Souto Maior 281, Centro. Fone 32083158.

Um comentário: