quinta-feira, 15 de outubro de 2009

"Esparrela" de Fernando Teixeira vai estar na Aldeia Sesc


O apogeu de um ator em seu momento mais fértil, assim merece ser definido o desempenho de Fernando Teixeira em "Esparela", monólogo feito para mostrar ao público o quanto ele tem sido bom diretor e ator. Teixeira vai apresentar seus 50 minutos de arte no dia 20 de outubro, a partir das 20h00, integrando a programação do Festival Aldeia Sesc 2009, confirmado para acontecer na Área de Lazer do Sesc Centro de João Pessoa, entre os dias 19 e 23 de outubro, com entrada franqueada ao público interessado.

A platéia pessoense prestigiou a temporada que marcou o lançamento de Esparrela, no primeiro semestre desse ano, tendo como local o Cilaio Ribeiro, espaço alternativo para a produção de teatro experimental. Agora chegou a vez de ampliar as possibilidades de contemplar o público pessoense através da ocupação da arena que será montada no Sesc da capital paraibana.

A montagem de Esparrela, é sempre bom registrar, marca os 50 anos de carreira de Fernando Teixeira como uma das principais referências dos palcos paraibanos e os 40 anos de atuação produtiva do Grupo Bigorna.

Sobre o fato de atuar como ator e ao mesmo tempo ser analisado enquanto diretor do espetáculo, Fernando Teixeira declara que "o diretor estando dentro da peça também como ator fica muito difícil perceber como está acontecendo a montagem, a cena inicial, as primeiras passadas, o acúmulo de tensão, os ombros querendo engolir a cabeça. Estes são os obstáculos do começo, mas que perduram até que aconteça o encontro entre o buscador e o incógnito. Sendo assim, tateei por cinco meses enquanto que Arquimedes, o personagem, escondia algumas manhas que somente o tempo tornam claras".

O espetápculo conta com uma ficha técnica considerada de primeira linha na arte paraibana: Guilherme Schulze atua como coreógrafo e dá toques nas expressões do corpo;Oswaldo Anzolini assina a cenografia, o percussionista Escurinho criou a sonoplastia,enquanto Poliana faz a parte técnica de sonorização.

Ao se deparar com o êxito de Esparrela, Fernando Teixeira acrescenta que "experimentar será sempre a minha palavra chave, não existe nenhuma possibilidade em mim que não seja isso, mudando alguma coisa naquele contexto, naquele personagem, naquela montagem na vida. É um ser cumprindo seu processo e tentando se perceber para tornar claras as fantasias".

Teixeira resgata em cena passagens muito significativas do seu saber teatral: “a lembrança de Gregor Samsa, personagem Kafkiano em plena metamorfose, nos toma de súbito e o corpo diante de nós se torna um corpo híbrido, misto de homem e bicho. Uma vez mais, o grotesco faz-se veículo de reconhecimento pe de inusitada experiência estética,a nos permitir uma maravilhosa viagem. O músculo da imaginação está ativado".

Quem já assistiu Esparrela confirma que é exatamente isso o que ocorre quando Fernando Teixeira está em cena, e volta para casa convicto de que esteve diante de um maravilhoso ator em seu melhor momento.

O Setor de Cultura do Sesc Centro - João Pessoa está sediado à Rua Desembargador Souto Maior 281, Centro. Fone 32083158.

2 comentários:

  1. Este monólogo foi maravilhoso. A técnica de Fernando Teixeira ficou explicita nesse texto divertido somado à suavidade de sua interpretação. Valeu a pena! Gostei muito! Parabéns para ele e pelos organizadores que com que 'Esparela' abrilhantaram a programação do Festival.

    ResponderExcluir
  2. BOA NOITE, COMO FAÇO PARA ENTRAAR EM CONTATO COM FERNANDO TEIXEIRA.SOU ATOR E GOSTARIA MUITO DE UM DIA FAZER ESSE MONOLOGO. OBRIGADO

    ResponderExcluir